2 de junho de 2012

“Domingo Legal” e “Gugu Liberato”, ambos perderam identidade com o público

O “Domingo Legal” já fez parte da vida dos brasileiros. Há mais de 17 anos, a atração leva até a casa do telespectador um programa especial, com música, reportagens, celebridades, notícias e quadros que são campeões de audiência. A história do Domingo Legal começou em 17 de janeiro de 1993, quando estreou e ainda era gravado. Foi a partir do primeiro domingo de agosto de 1994 que passou a ser apresentado ao vivo. Desde 1998, a atração é exibida diretamente do CDT da Anhanguera, sede do SBT, em Osasco.


Desde de sua estreia, o programa sempre incomodou a concorrência e garantiu excelentes índices de audiência. Nesta trajetória de sucesso, muitos quadros fizeram história como: “De Volta Pra Minha Terra”, “Construindo Um Sonho”, entre outros. Nomes de peso da música brasileira, como Leonardo, Zezé Di Camargo & Luciano, Gilberto Gil, Bruno e Marrone e Ivete Sangalo já marcaram presença no palco da atração. Ao longo dos anos, o programa também recebeu a visita de uma série de artistas internacionais. Vale lembrar de Julio Iglesias, Ricky Martin, Thalia, Kenny G, Laura Pausini, Shakira, Acqua, Daniela Aedo, Daniela Lújan, Chris Durán, Van Damme, entre outros. Em 12 de julho de 2009, Celso Portiolli assumiu o comando do Domingo Legal, e deu um novo ritmo ao programa.

Gugu deixa o SBT e vai para Record
A apresentação de Gugu Liberato no programa foi até o dia 5 de julho de 2009, e a partir do dia 12 de julho começou a ser comandado por Celso Portiolli, o novo apresentador do programa. Gugu deixou o SBT em 6 de julho de 2009, um dia após o último programa ir ao ar.
Antes de passar ao meio-dia, seu principal concorrente foi o Domingão do Faustão, comandado por Fausto Silva e exibido pela Rede Globo.
Agora, o principal concorrente do Domingo Legal são os programas A Turma do Didi, Temperatura Máxima, da Globo e Tudo é Possível da Record.

Alguns quadros fizeram história no programa após a sua estabilidade:
Banheira do Gugu.
Objetivo: confraternização entre convidados que tentam pegar  sabão de qualquer jeito.
Telegrama Legal.
Pintinho do Gugu.
 
De Volta para Minha Terra
 
Táxi do Gugu.
Gugu na Minha Casa
Vários quadros já foram exibidos: Estrelinhas, SuperGame RBD, Devo não Nego Pago se Puder, Gugu 25, Encontros, Quero Ser Ator, Verdade ou Mentira?, De Volta para Minha Terra, Gente Procurando Gente, Gugu na Minha Casa, Qual é o Mistério?, Táxi do Gugu, Eles e Elas, Banheira do Gugu, Prova da Lama, Prova da Piscina, Prova do Cofre, Quero Novidade, Gugu Equilibrista, Prova do Sino, Loucuras de Amor, Telegrama Legal, Troca de Roupa na Piscina, Pião Maluco, Mesa Maluca, Segredo do Cofre, Labirinto Buga-Buga, Jogo dos Pinos, Desafio da Bicicleta, Periferia FM, Bom Dia Legal e muitos outros. A modelo Luiza Ambiel já participou da Banheira do Gugu e da Casa dos Artistas 3, reality show exibido pela emissora em 2002.
Em 2000 liderou o Ibope por 35 semanas, sendo 30 seguidas. Em 2001 ficou à frente por 48 domingos. O maior pico foi de 47 em 3 de Março de 1996 com a morte dos Mamonas Assassinas.
O programa também teve seus momentos de crise, com semanas sobre a história do chupa-cabra, que até hoje é bastante controversa e sobre um vídeo falso do PCC que provavelmente foi encomendado por Gugu Liberato. Houve também o episódio do leilão de uma suposta cueca usada por Thiago Lacerda durante o espetáculo A Paixão de Cristo de João Pessoa. O caso resultou num processo em que Gugu foi a parte sucumbente e teve que pagar indenização ao ator.
Hoje o Gugu não é mais o mesmo desde que se transferiu para Tv Record, seu carisma e sua capacidade de mexer com a emoção do Brasil perdeu a força, sua imagem no SBT que era de sucesso absoluto, ninguém mais quer assistir, sua audiência acima dos 15 pontos e que já chegou a 25, hoje é  entre 8,9,10 e 12 pontos. De fato se ele voltasse para o coração do Sbt, o povo assistiria com grande prazer o Gugu dos anos 2000. O SBT com certeza viu de luta e infelicidade naquele dia 6  de Julho de 2009,a saída do Gugu, foi um choque para emissora que já esperava sua ida para Record, mais tinha esperança de as coisas se reverterem, pois Silvio Santos era o único a tentar segurar o Gugu na emissora, mais não, ignorou e não teve conversa de patrão para apresentador e deixou escapar um dos maiores sucessos da história do SBT.
E para fechar esta matéria sobre Gugu Liberato, seu último domingo no SBT foi líder no Rio de Janeiro com 14 pontos contra 11 da Globo. Em São Paulo o programa marcou 8  de média e 12 de pico contra 13 da Globo e 4 da Record.
OS QUADROS ATUAIS
Construindo um Sonho
TOP 10 da Internet
Meu Pai é Melhor que o Seu Pai
Lendas Urbanas
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário