2 de outubro de 2012

Momento Retrô - "Tv Colosso"







Quando o programa Xou da Xuxa encerrou em 1992 a Rede Globo procurou uma atração que suprisse as expectativas do público infantil e no dia 19 de abril de 1993 entrava no ar o TV Colosso, mostrando num ambiente televisivo, os cachorros que viviam a correria diária de colocar a programação de sua TV canina no ar. TV Colosso ia ao ar de segunda a sexta-feira às 8h e aos sábados eram exibidos os melhores momentos da semana no mesmo horário.
O programa foi feito utilizando bonecos manipulados manual ou eletronicamente e com outros personagens interpretados por atores vestindo fantasias. O elenco de bonecos era composto por 28 fantoches, sendo 25 cachorros e três pulgas. Os cachorros interpretavam vários papéis, chegando a um total de 50 personagens.
O elenco era composto por tipos como a produtora Priscilla, uma charmosa sheep-dog; e o operador Borges, um buldogue que apertava botões para chamar os desenhos animados que complementavam o programa.
Os bonecos maiores, com dois metros de altura, precisavam  de dois bailarinos que se revezavam para suportar  o peso da fantasia, dançar e pular. Esses bonecos precisavam de manipuladores eletrônicos e dubladores. O responsável pela equipe de manipulação era Roberto Dornelles. Os cenários criados  por Lia Renha, Maria Odila e Kátia Florêncio, tinham diferentes dimensões, variando desde miniatura até aqueles adaptados para os personagens com dois metros de altura.
O programa tinha outros personagens que se destacaram, como o Walter Gate, que apresentava o jornal, a cadelinha do tempo, o diretor da TV e o Capachildo seu assistente bajulador. Sem falar nas pulgas que ficavam agitando dentro dos circuitos eletrônicos formando o "Mega-Trio".
A Tv Colosso funcionava como uma televisão real. Ia ao ar um noticiário, o “Jornal ColOsso”, uma cópia canina do Jornal Nacional; o “Clip-cão”, com números musicais; a novela mexicana “Pedigree”; o seriado  “As Aventuras do Super-Cão”; as “Olimpíadas de Cachorro” e o “Acredite se Quiser”, com os maiores absurdos da história que satirizava o programa do Jack Palance.
O projeto do infantil foi concebido por Luiz Ferre e Roberto Dornelles, do grupo gaúcho de teatro de bonecos "Cem Modos". Os redatores Valério Campos e Toninho Neves já trabalhavam com o grupo. Do projeto participaram também os cartunistas Laerte, Angeli, Galuco, Luis Ge e Fernando Gonsalez.
Os mecanismos que davam expressão facial aos bonecos do programa, foram desenvolvidos pela "Inventiva", que visitou os estúdios de cinema de Los Angeles para pesquisar tecnologia de ponta em efeitos especiais. Os movimentos eram comandados por rádio controle, dando aos bonecos plena liberdade de movimentação nos sets. Hamilton Ricardo era o responsável pelas vozes de vários personagens: Paulo Paulada, Jaca Paladium, Vira-lata de Aço, Câmera Ney e Roberval, o ladrão de chocolates. Alem disso Hamilton participou dos dois CDs da TV Colosso interpretando algumas vozes de seus personagens.
Em junho de 1994, ao estrear o programa Xuxa Park, TV Colosso deixou de ser exibido aos sábados. Porém, em janeiro de 1995, o programa retornou aos sábados, antes de Xuxa Park ir ao ar.
Naquele mesmo ano, TV Colosso deixou de ter um único tema por dia e passou a contar com vários esquetes, saindo do cenário exclusivo das dependências da televisão.
Segundo o redator final do programa na época, Mauro Wilson, o formato ficou mais ágil e infantil, assumindo o humor pastelão. Nesse momento a TV Colosso pertencia ao núcleo de J.B. de Oliveira (Boninho).
Em junho de 1996, o programa reprisou algumas das melhores histórias do Sítio do Pica-pau Amarelo (1977) e incorporou mais um personagem, o papagaio entrevistador Zé Carioca, que comandava um talk show.
Como o programa era exibido de manhã e terminava por volta de meio-dia na hora do almoço, um desses bonecos, vestido como chefe de cozinha, berrava com sotaque francês: pessoal, é "horrra de matarr a fome" e era atropelado pelos outros, em louca disparada, terminando o programa.
O programa lançou dois discos pela Som Livre; um longa-metragem; shows; peça teatral; e o licenciamento de 120 produtos no mercado. No dia 3 de janeiro de 1997 foi ao ar o último programa TV Colosso. 
Dubladores Brasileiros

Mônica Rossi .... Priscilla e Telespectadora do Acredite Se Puder
Garcia Jr. .... JF e Apresentador de videoclipes
Guilherme Briggs .... JF
Mauro Ramos .... Capachão e Borges
Mário Jorge .... Gilmar e Malabi
Hamilton Ricardo .... Paulo Paulada, Jaca Paladium e Câmera Ney
Luís Thunderbird .... Thunderdog
Sheila Dorfman .... Pulga 1 (
Mega-Trio)
Márcio Simões .... Pulga 2 (
Mega-Trio)
Ísis Kosckdoschi .... Pulga 3 (
Mega-Trio
)
Marco Antônio .... Telespectador do Acredite Se Puder
Marco Ribeiro .... Telespectador do Acredite Se Puder
Manipuladores

Airton Aranha
Ana Andreata
Astrid Toledo
Cacá Sena
Érica Tucherman
Fernanda Silveira
Guilherme Pires
José Carnevale
Luciano Quirino
Luiz Pacini
Marcelo Bukoff
Marcos Lima
Paul Ferrer
Paulo Adriane
Pi Heins
Quiá Rodrigues
Renato Spinelli
Roberto Dornelles
Rodrigo Scarpa
Zé Clayton
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário