3 de outubro de 2012

Filmes da Semana - "O Exorcista"








“O Exorcista” foi o pioneiro dos filmes de possessão demoníaca. Tudo que conhecemos hoje no cinema envolvendo o assunto possui escancarada inspiração no clássico de 1973. O filme conseguiu explorar as principais facetas do diabo em cenas que, quase quarenta anos depois de filmadas, ainda fazem muito expectador se benzer com mais frequência do que de costume.
Regan (Linda Blair) é uma menina meiga de 12 anos, filha da atriz Chris MacNeil (Ellen Burstyn). Inexplicavelmente, a garota começa a apresentar um comportamento agressivo, o que leva Chris a procurar ajuda psiquiátrica. Aos poucos, Regan vai se transformando num irreconhecível monstro e, após frustradas tentativas de tratamentos médicos, sua mãe é aconselhada a buscar uma consultoria religiosa.

Coisinha Bonitinha

Chris conhece Damien Karras (Jason Miller), um padre e psiquiatra cético em crise com a sua fé. Ele visita a menina, realiza alguns testes e, constatando se tratar de uma possível possessão, chama o padre Lankester Merry (Max von Sydow), um velho doente experiente em exorcismos. A partir daí, o tinhoso, que já estava muito exibido, faz a festa.
Existem características básicas que fazem do capeta de ”O Exorcista” um personagem completo, de modo que viraram elementos de uma receita corriqueira nos filmes posteriores que abordaram o exorcismo. Eis os adjetivos que William Friedkin usou para construir o capiroto:
1ª) Dissimulado: Ele mente, entra em contradições e confunde, é um ótimo ator;
2ª) Manipulador: Está no controle da situação, ainda que faça parecer o contrário. Conhece as fraquezas dos que o rodeiam e as utiliza para deixá-los vulneráveis;
3ª) Obsceno: seu objetivo é chocar, seja falando palavrão, seja socando crucifixos em locais inapropriados;
4ª) Superpoderoso: Tem a força de cinco marombeiros juntos, flutua, move objetos sem tocá-los;
5ª) Contorcionista: Desce escadas e gira o pescoço de um jeito que coloca o Cirque du Solei no chinelo;

Clássica! Tente fazer isso em casa!
6ª) Feio de doer: possui feições cadavéricas e animalescas;
7ª) Sádico: Safado que gosta de trollar a galera; aquela risadinha que ele dá no final depois de fazer uma traquinagem, não tem preço.

Misture os ingredientes na batedeira, unte a forma com manteiga e farinha de trigo, leve ao forno por quarenta minutos. O resultado é tiro e queda: pequenos calafrios; aversão a qualquer brincadeira que envolva tábuas de ouija e similares; aquela convicção desgraçada de que o demônio é um espírito, portanto pode estar em qualquer lugar, inclusive dentro do meu quarto escuro na hora em que estou tentando dormir. Tudo que eu preciso num fim de semana tedioso.

Existem diversos boatos envolvendo acidentes no set de filmagens, maldições sobre atores, infartos fulminantes de expectadores, porém não me aprofundarei no assunto, já que muito do que foi especulado nesse sentido acontece sempre por aí: incêndios são comuns, pessoas morrem mesmo, e meninas que interpretam um troço horroroso daqueles provavelmente desenvolvem problemas mentais, oras. Tudo muito normal.

Faça o download gratuitamente clicando aqui.


Regan era uma menina pura e boazinha, e mesmo assim o capeta fez o que fez com ela. Você não deve ser tão bonzinho quanto Regan, né? Então. Durma com essa. Um abraço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário