2 de junho de 2012

Os Monstros da Fazenda

No cenário de uma fazenda pode haver coisas assustadoras: escuridão, animais, insetos, silêncio… Porém os monstros que assombram “A Fazenda 5” residem em outras emissoras. “Avenida Brasil”, “Carrossel” e “Gabriela” fazem o reality show da Record tremer de medo.


Antes mesmo de estrear e sentir a reação do público, a ordem era fugir de “Avenida Brasil”. Com horário marcado para ir ao ar às 22:15, o programa rural se escondeu debaixo das cobertas e só veio a começar no exato momento em que Nina congelou ao saber que Carminha é a mãe biológica de Jorginho.
Competir 15 minutos que seja com a novela das nove seria um ato de coragem que os diretores da Barra Funda não estão dispostos a tentar, o que prova a falta de confiança no produto apresentado. Parece que Gretchen tem mais fé que os bispos da Rede Record.

Para evitar o embate, o horário da “Fazenda” fica dependente da programação da Globo. Quando o folhetim global termina cedo, geralmente nas noites de quarta-feira, a novela “Máscaras” começa antes do reality, porém quando as peripécias de Carminha terminam por volta das 22:15, a obra de Lauro César Muniz é exibida quase à meia-noite.

Essa grade voadora é o principal motivo para os baixos índices de audiência que a Record vem enfrentando. O telespectador simplesmente não sabe a que horas irá ao ar o programa de seu interesse. A obsessão em ultrapassar a Rede Globo no ibope é tão doentia que para o canal de Edir Macedo é mais importante passar meia hora em primeiro lugar do que o dia todo em segundo. Com esta ambição descontrolada, o máximo que estão conseguindo é o terceiro lugar na média dia.

O remake de “Carrossel” agradou em cheio, com uma média geral de 12 pontos e picos de até 18, a novela infantil também é vista com receio pela Record, no entanto, parece ser um bicho que pode ser enfrentado. Pensando assim, “A Fazenda” foi testada competindo por quinze minutos com as belezinhas do drama mexicanizado. Resultado: perdeu de 8 a 13 e a coisa ficou feia, afinal de contas, pior do que perder para a Globo, é perder para o remake de uma novela da década de 90 reprisada várias vezes.

Com esta dificuldade, “A Fazenda” se fixará no horário das onze, onde encontrou maior audiência. Até porque o elenco desta temporada é bom, polêmico e as situações geradas são as melhores que o início de um reality show pode ter.  Porém, a péssima edição e a maneira com a qual a direção da emissora vem tratando o programa é que compromete o resultado final. Vale sempre ressaltar que a apresentação de Britto Jr. também cansa o telespectador.

No dia 19 de junho estreia “Gabriela”, também no horário das onze, um novela escrita por Walcyr Carrasco, gênio em tramas adultas (“Xica da Silva” que o diga).  Desta maneira, “A Fazenda” não terá a fraca linha de shows da Globo para liderar na audiência. A única opção restante para conseguir a liderança por alguns momentos será atrasar ainda mais os momentos de tensão, como: formação de roça, prova do fazendeiro, eliminação…

O sucesso consolidado só será possível no dia que a Record enfrentar seus monstros visando um crescimento a longo prazo. Talvez fosse o caso dos bispos pedirem oração à Gretchen.

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário