"Menina, sai do frio, senão você fica resfriada!"Será que a obesidade é transmissível?Descubra as respostas para essa e outras questões que ainda deixam muita gente com a pulga atrás da orelha!
Quantas vezes na vida você já ouviu ou disse essa frase?
Segundo uma pesquisa americana, essa é uma lenda médica que está na boca do povo há anos.
A médica Nancy L. Snyderman quis esclarecer algumas afirmações sobre saúde consideradas verdadeiras. Para isso, ela escreveu o livro Mitos Médicos Que Podem Matar Você e 101 Verdades Que Vão Salvar, Estender e Melhorar Sua Vida (ainda sem tradução para o português)
Nancy diz que não existe verdade absoluta na medicina. Na dúvida, vale a pena conferir algumas descobertas dela confirmadas por médicos brasileiros.
1 A escova de dentes está cheia de germes
Pesquisas mostram que a escova de dentes contém micróbios que vêm da boca, das escovas vizinhas e até do banheiro (a descarga do vaso sanitário propaga germes), João Carlos Tórtora, microbiologista da Universidade Gama Filho, no Rio de Janeiro, concorda e recomenda: "Não deixe-a exposta em cima da pia. Guarde-a no armário ou dentro de uma caixinha".
2 Gordura é contagiante
A obesidade é um problema transmissível.
E aquela amiga ou seu companheiro (a) podem ser agentes disseminadores de pneuzinhos. Segundo Nancy Snyderman, se alguém muito próximo se torma obeso, o risco de o ponteiro da balança disparar com você se eleva em 57%. "A convivência faz as pessoas adquirirem hábitos alimentares semelhantes", diz a endocrinologista Zuleika Halpern.
3 Felicidade é sinônimo de saúde
A afirmação acima parece óbvia, mas não é. Uma pesquisa americana constatou: Indivíduos que se diziam felizes ficaram menos vulneráveis aos efeitos colaterais do vírus da gripe e do resfriado. Outra pesquisa, realizada com 678 freiras, teve resultado semelhante. As religiosas que usavam palavras positivas com maior frequência viveram, em média, dez anos mais do mque as colegas que usavam mais expressões negativas.
4 Celular não causa câncer
O aparelho funciona por meio de frequência de rádio, um tipo de energia eletromagnética.
Até agora, segundo Nancy, nenhum estudo comprovou uma ligação entre o uso de celular e o aparecimento de tumores cerebrais. Contudo, os efeitos precisam ser avaliados durante um tempo longo, e o hábito de falar ao celular existe há apenas uma década.
5 Estresse não provoca úlceras
De acordo com a médica americana, tensão demais pode determinar outras doenças, mas não úlceras.
A ferida estomacal é, em grande parte, resultado de ação de uma bactéria que se instala por ali, a Helicobacter pylori. Antibióticos bem receitados dão um basta a ela.
6 Frio não provoca resfriados
A autora explica que a coriza e os espirros são causados por vírus. Esses microorganismos podem ser transmitidos de uma pessoa a outra por meio de um simples cumprimento ou pela troca de objetos. Daí, basta levar a mão à boca ou coçar o olho - em qualquer estação do ano - para ficar com aquela gripe.
7 Lugar de remédio não é no banheiro
Erra feio quem deixa a caixa de remédios nesse cômodo.
A farmacêutica Janeth Naves, da Uneversidade de Brasília, assina embaixo: "No banheiro a temperatura, a luminosidade e a umidade podem variar muito". o calor e a luz aceleram as reações químicas que estragam os medicamentos. E a umidade favorece o crescimento de germes que contaminam os produtos.
8 Menos sono, mais tristeza
Noites maldormidas disparam a produção de cortisol, o hormônio do estresse.
Aí, a pressão arterial sobe e a depressão se instala.
O neurologista Ribens Reimão, do hospital das Clínicas de São Paulo, afirma: "O sono é um reparador físico e emocional".
9 Ler com luz fraca não causa cegueira
O oftamologista José Pereira Gomes, da Universidade de São Paulo, compartilha da opinião da americana. Para ele, ler num ambiente pouco iluminado deixa a vista cansada, porque não está sendo realizada em condições ideais."Mas isso não causa cegueira nem, isoladamente, é capaz de piorar o grau dos óculos", afirma.
Por hoje é só!!
Beijos e sapatos de couro italiano
Nenhum comentário:
Postar um comentário